quarta-feira, 2 de junho de 2010

NOVIDADE NO SETOR DE PERDA DE PESO

O dispositivo removível que é colocado no tubo digestivo por meio de endoscopia.

Na revista "Gastrointestinal Endoscopy" de março de 2010 foi publicado um artigo sobre um tubo com cerca de 60 cm, chamado de Revestimento para duodeno-jejuno ultrapassagem (da sigla em inglês, DJBL) o qual é fabricado em material impermeável (flúor polímero) e colocado, por endoscopia alta, ancorando-se, logo após o estomago, no duodeno e, em parte, no segmento intestinal a seguir (jejuno).

Com este "tubo" impermeável ocorre falta de absorção dos nutrientes ingeridos e obtém-se perda de peso semelhante à cirurgia de diminuição do volume do estomago com encurtamento do intestino (cirurgia chamada de Capella).


O estudo foi conduzido pelo Dr. Gersin e seus colegas de Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos, os quais aplicaram o dispositivo DJBL em 13 pacientes bem como em 24 controles obesos nos quais apenas se realizou uma endoscopia.

Notou-se, ao fim de 12 semanas, que os pacientes obesos com o DJBL perderam 11,9% do peso corporal inicial comparativamente a apenas 2,9% dos obesos controle.

Os efeitos colaterais da aplicação do dispositivo foram sangramento intestinal (3 pacientes), com dor abdominal, náusea e vômitos. Nestes pacientes o dispositivo foi removido e os sintomas desapareceram.

Este estudo inicial mostra que existem vantagens do uso de DJBL em pacientes obesos mórbidos antes de se optar por cirurgia bariátrica.

A perda de peso após 3 meses foi de 8,2 kg nos quais foi colocado o DJBL bem mais elevada do que 2,1 kg nos controles.

Todavia os autores do trabalho reconhecem que necessitam de mais tempo e maior número de pacientes para que o dispositivo DJBL possa ser empregado no tratamento de obesos mórbidos.