quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entidades Fundadas - ABESO

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome metabólica (ABESO)

Os participantes do Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia, em 1986, tomaram conhecimento sobre a reunião que se realizaria em Telavive (Israel), organizada pelos pesquisadores e estudiosos  da Associação Britânica e Européia de Obesidade, com o objetivo de fundar a “International Association for the Study of Obesity” (IASO).  

Nessa ocasião, o Dr. Geraldo Medeiros-Neto e o Dr. Renato Di Dio perceberam a excelente oportunidade de fundar no Brasil uma Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Brazilian Association for the Study of Obesity). 

Neste mesmo congresso, esses dois renomados endocrinologistas de São Paulo reuniram-se com seus colegas de outros Estados (Drs. Thomáz Cruz, Eugênio Chiorbolli, Alfredo Halpern, Giuseppe Repetto, Luiz César Povoa, Renê Fernandes, Marcos Antonio Tambascia e Edgard Davila Miclewicz). Tendo um certo conhecimento das normas legas, O Dr; Geraldo Medeiros-Neto  encarregou-se de redigir o estatuto da nova entidade.  Uma nova reunião foi realizada no dia seguinte para a eleição da primeira Diretoria que foi composta da seguinte forma: Dr Geraldo Medeiros-Neto, Presidente; Dr Luiz César Povoa,  Vice-Presidente,; Dr Alfredo Halpern, Secretário e Dr Renato Di Dio, Tesoureiro. Os estatutos manuscritos foram enviados ao Sr.José Augusto Medeiros (irmão do Dr Geraldo Medeiros-Neto),  serventuário da justiça e dirigente, na época,  do 4° Registro de Títulos e Documentos em São Paulo, para que realizasse as devidas correções. No dia 8 de setembro de 1986.foi , enfim. registrada a ABESO.


O Dr Renê Fernandes deslocou-se para Israel, como representante da recém criada ABESO. Desta forma,  o Brasil tornou-se um dos países fundadores da IASO, com direito a dois representantes no conselho dessa entidade internacional (Dr Geraldo Medeiros-Neto e Dr Alfredo Halpern).

O 1° Congresso da ABESO, realizado em São Paulo, surpreendeu seus organizadores pela sua repercussão, ultrapassando as suas expectativas com a participação de 400 médicos inscritos As conferencias proferidas nesse 1° Congresso da ABESO foram reunidas e publicadas no livro “Obedidade: Nova moléstia metabólica”, editorado pelo Dr Geraldo Medeiros-Neto.

A partir desse instante, a ABESO se desenvolveu e obteve reconhecimento no âmbito nacional e internacional. Em  2002, o Brasil sediou o Congresso Internacional de Obesidade, com 3500 participantes que resultou no livro “Progress in Obesity Research: 9” (Editor principal: Geraldo Medeiros-Neto e co-editor: Alfredo Halpern e Claude Bouchard).